sexta-feira, 4 de março de 2011

Ouvir

Como em meio a uma multidão barulhenta, uma mãe ouve quando seu bebê chora e, dependendo da necessidade dele, todo o ruído "desaparece"? Ela escuta a barulheira, mas só ouve a voz do filho. Escuta  só envolve uma interação entre a vibração do ar e aparelho auditivo; já ouvir depende de dar atençãodecodificar, interpretar, avaliar e reagir. E ouvir como quem está aprendendo envolve pelo menos mais três aspectos fundamentais:

1) Dar atenção prioritária, para entender exatamente o que é transmitido;
2) Receptividade , para aceitar que não sei, e reconhecer a fonte da informação;
3) Disposição de aplicar o que aprender, pois de nada vale ficar só no plano teórico.

No texto de hoje, o profeta Isaías mostra que é preciso ouvir e aprender do Senhor. Deus falou à humanindade de muitas formas, mas Jesus Cristo é a expressão completa da Dinvidade. Só que ele, após a ressurreição, subiu aos céus e ainda não voltou. Como então Deus fala conosco hoje?
Ao subir para o Pai, Jesus enviou o Espírito Santo, e por meio dele o Deus trino habita em quem conhece os seus mandamentos e os pratica. Este será amado por Deus e Jesus se revelará a ele (Jo 14.21). Sou testemunha de que Deus tem falado comigo e me ensinado de muitas maneiras: pela leitura criteriosa da Bíblia, por certas mensagens ouvidas ou lidas, pelo conselho de amigos, pela repreensão de alguém que ama. Mas em todas essas vezes, estou certo de que o Espírito usou esses meios para falar comigo e me ensinar.
É preciso atenção para perceber a voz de Deus, mesmo nas pequenas coisas, e orar por discernimento para não se distrair com qualquer outra voz. E então, dar atenção, ouvir com receptividade e tratar de aplicar aquilo que Deus ensinou.

"Não basta ouvir, é preciso fazê-lo como quem está aprendendo."

[O Senhor] desperta meu ouvido para escutar como alguém que está sendo ensinado (Is 50.4)
Leitura: Isaías 50:4-5

Fonte: Pão Diário

5 comentários:

Rô Moreira disse...

Pois é muitos escutam , mas poucos ouvem. Ou seja, entendem e dão atenção. Muito bom seu artigo mana. Paz e bom fim de semana!

Cida Kuntze disse...

Querida Tarci, tu não vais acreditar mas esse texto do Pão Diário falou comigo esses dias. Até havia começado a escrevê-lo no meu blog para postá-lo, acreditas?
Ameiii vê-lo aqui, só veio confirmar que precisamos estar atentos a voz do Pai!

Beijos e um ótimo final de semana prolongado.

Unknown disse...

O amada linda esta palavra Deus falou muito comigo na palavra, aprendi a ouvir melhor a voz de Deus, que Jesus te abençoe sempre.

Lucinalva disse...

Oi Tarci
Está pronta hoje para jogar um futebol, só que vc precisa ter cuidado comigo, pois estou ficando velhusquinha (rs). Bjs Fica com Deus
Daniela agora tem blog, só que não consegui entrar, ela deixou um comentário no meu blog, se vc conseguir entrar manda o link ok gatinha.

Anônimo disse...

Olá Tarci
gostei da sua msg ela me serviu para eu prestar + atenção nas pessoas k Deus tem colocado no meu caminho!Obrigado