sexta-feira, 11 de março de 2011

Eu! Eu?

Fala-se muito hoje em pós-modernismo, um modo de vida que gira principalmente em torno do indivíduo. A idéia é cada um viver do jeito que gosta; interferir na vida do outro ofende ou "invade a privacidade", até se obter o contrário de intenção: de tanto levar em conta as demandas do outro, precisamos renunciar às nossas próprias, e ai todos acabam insatisfeitos e se combatendo. O resultado péssimo chama-se isolamento ou solidão. Cada vez mais pessoas vivem sozinhas, há uma forte tendência de desmanche das famílias e, de tanto sermos "respeitados", acabamos abandonados. Felizmente, porém, existe uma excelente alternativa: a comunhão ou fraternidade cristã. Não sei se você participa da vida de alguma igreja, mas em princípio é ali que está o espaço para a solução. A palavra "igreja" não ajuda muito para entender como isso funciona, ela vem carregada de uma porção de noções que não têm nada a ver com o que nos interessa. Prefiro por isso um outro nome: comunidade.
Diferentemente de uma associação ou de um clube, que reúne gente com interesses comuns, uma comunidade cristã une pessoas apenas por meio do amor que o próprio Deus planta nelas quando lhe entregam o comando da sua vida. Ela preserva todos os diferentes jeitos e a privacidade dos seus membros, mas não os deixa isolados: em vez de só tentar não incomodar o outro, trata de fazer-lhe bem. Pode-se assim corrigir ou ajudar alguém sem ofender sua dignidade, porque todos sabem que o motivo é o amor de Deus, que se expressa em qualidades como humildade, gentileza e disposição de sacrifício em benefício alheio.
Se você não conhece a experiência de uma comunhão desse tipo, desejo-lhe muito que a encontre. Asseguro por experiência própria que não se trata só de um belo sonho, mas de sólida realidade. Vale a pena procurá-la e descobrir como se pode viver muito mais contente neste mundo pós-moderno tão frio.

"Junto com a palavra de Deus e a oração, a comunidade forma o tripé que sustenta a vida espiritual."

Acima de tudo... revistam-se do amor, que é o elo perfeito (Cl 3:14).
Leitura: Efésios 2:11-22

Fonte: Pão Diário

4 comentários:

Daniela Croccia disse...

Pô Tarci tu escreve bem rapá... hauahauhauhau!
mas discordo, acho que respeito não requer solidão, o problema é que as pessoas não sabem o verdadeiro significado de "respeito".
Respeito não requer concorda com tudo que a pessoa faz, mas ser humilde o suficiente de aceitar aquela pessoa como ela é, e ao invez de julgar tentar se aproximar do sentimento dela, ou seja, ser empático!

bjo Tarci.

Lucinalva disse...

Oi Tarcinha

A igreja é muito importante na vida do ser humano, principalmente quando encontramos pessoas que podemos chamar de amiga. Trabalho com uma equipe ferinha que me faz muito bem na igreja. Bjs e fica com Deus.

Gisele Vargas disse...

Oi Tarci minha querida!
Muito boa esta reflexão sobre a igreja,nossa família da fé!A comunhão no corpo de Cristo é maravilhosa!
Beijos em ótimo fim de semana!

Cida Kuntze disse...

Oi Tarci querida!
Vou mencionar aqui o mesmo texto bíblico que mencionei no blog da Lú: "Oh quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união." Sl 133:1.
Achei que esse texto se aplica igualmente aqui, pois assim nada melhor do que a comunhão com os irmãos para que sintamo-nos amados e aceitos.
O isolamento, é isso que Satanás quer que aconteça, pois assim somos presas fáceis, mas quando o rebanho está unido, seus ataques ficam mais difíceis.

Um beijo querida e uma feliz semana!