segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Procura-se um amigo

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.



Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.

(Vinícius de Moraes)

8 comentários:

Cida Kuntze disse...

Oi querida Tarci!
Que linda poesia. Amigos são pessoas muito especiais e JESUS é o nosso melhor amigo, pois Ele é mais que especial não é mesmo amiga?
Você é muito querida e muito especial pra mim.
Te amo muito em Cristo.
Um super beijo e fica na paz.

Butterfly Blog disse...

Tarci
Olá amiga.. Lindo esse texto. Amo sua amizade. Bj em seu coração.

Anônimo disse...

"...que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive"...

É curioso pois parece que o poetinha falava do próprio Jesus nessa parte...
Foi só ao entender que Jesus é meu único amigo verdadeiro que consegui me sentir VIVO, e a vida que Ele me troxe foi inigualável!

Bela poesia, também Vinícios de Moraes é crueldade, não!!??
Rsssss.

Abraços Tarciana,
Paz!

WENDEL

----------------------------------
www.wendelbernardes.blogspot.com

HD disse...

Olá querida Tarci,

A bíblia nos diz que há amigos mais chegados que irmãos (Pv.18:24). Na nossa vida existem pessoas muito especiais, que amamos muito, chamadas amigos. A bíblia também registra grandes amizades, uma delas era entre Jesus, Lazaro, Marta e Maria.
Qdo estive em Israel visitei a casa de Lázaro onde Jesus amava passar dias e dias entre seus amigos.

Tarci, amei o texto. Obrigda por sua amizade.

Vc é menina dos olhos do Senhor.

beijos
Suely

Anônimo disse...

Lindo texto

Anônimo disse...

Tarciana Soares.
Gostei do texto, amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito e dentro do coração...
Um abraço.

Belô

Anônimo disse...

Ola Tarci, realmente Vinicius tinha razao....
Precisamos de amigos..........somente amigos.

debora disse...

oi tarci,acho que todos nos precisamos de um amigo assim,não é amiga