terça-feira, 17 de abril de 2012

Odres Novos x Odres Velhos

O paralelo Odres Novos x Odres Velhos, foi o tema da palavra ministrada pelo pastor Gustavo Bessa, preletor da manhã no sábado. Confira a ministração!
Mateus 9.9-17, nesse texto Jesus trabalha sobre a mentalidade do novo povo de Deus. Ele estava à mesa com os discípulos quando os fariseus chegaram para jogá-lo contra os discípulos. E o mestre então os responde apresentando o novo povo de Deus. Ele contrapôs o velho e o novo.
Nas perguntas dos fariseus você tem o perfil do odre velho – que Jesus contrapõe apresentando a mentalidade do odre novo. A primeira pergunta que os fariseus fizeram foi: Porque o mestre senta a mesa para comer com publicanos e pecadores? E Jesus disse que quem tem essa mentalidade de condenação não pode receber vinho novo. O odre novo não condena, mas abraça. O velho “manda para o inferno” e diz que não tem jeito. Mas, o odre novo ora, profetiza que tem jeito e ama. Jesus diz que o odre novo, que vai receber o vinho novo, não deixa as pessoas do mesmo jeito, mas, se assenta ao lado delas e ora para que por meio do testemunho e das palavras elas sejam salvas. Não existe causa impossível para Deus, não tem essa de “pau que nasce torto nunca se endireita”. Aquele que está doente nunca será curado se não for de encontro ao médico, o mesmo acontece com o perdido. O povo de Deus não é chamado para excluir e condenar, mas para ministrar a cura, a esperança e graça de Deus. Paulo teve um encontro com Jesus por meio de Barnabé, que acolheu Paulo quando ninguém queria ajuda-lo por seu passado. A mentalidade do odre velho é: não tem jeito. A mentalidade do odre novo é: Jesus é a solução.
A segunda pergunta constrói a mensagem baseada na religiosidade: Por que nós jejuamos muito e teus discípulos não? Os fariseus viviam as leis de forma pesada. E Jesus esclarece que o proposito da lei não é trazer peso, mas ajudar a viver uma vida de santidade. O odre velho vive o peso da lei, a religiosidade. O pai pede o filho para pagar uma conta, mas o filho diz que não pode porque está lendo as “sagradas escrituras”. Se fulano usa um tipo de roupa é um pecador. Religiosidade, ela inevitavelmente leva o religioso a matar o outro. Jesus foi morto por causa da religiosidade. Jesus disse que a vida do odre novo, do povo de Deus, não esta fundamentada na regra, mas no Noivo (Ele mesmo). O novo povo de Deus não tem na lei a sua vida, mas em Jesus. Por isso, é tempo de se alegrar na presença Dele. Mas, se Ele não está mais no nosso meio, temos que orar, jejuar e clamar sua presença. A vida, a busca, a caminhada somente acontece a partir da presença Dele em nós. Enquanto a religiosidade leva os religiosos a matarem o outro, o evangelho leva o crente a apresentar a vida. Somente aqueles que se transformam em odres novos que receberão o vinho novo! Meus irmãos, Deus não vai reforçar a religiosidade, tão pouco vai derramar sua glória sobre os acusadores. O vinho novo vai ser derramado na vida daqueles que olham somente para Jesus, e esses são os odres novos.
Temos clamado pela visitação do Senhor em nossas vidas, pois há muito mais para ser derramado, Ele quer derramar muito mais. Mas isso somente acontecerá quando nos tornarmos odres novos! Não tem a ver com a denominação nem com o status, tema ver com Jesus! Somos transformados de glória em glória, dia após dia. O vinho “NOIVO”, Jesus! Em Atos 2.1-13, as pessoas estavam preocupadas com Jesus e deixaram tudo para estar com o Senhor. Eles foram aqueles lugares onde a perseguição era mais intensa, mas não estavam preocupados com isso. Eles queriam obedecer o Senhor. Eles estavam bêbados mesmo, pois o vinho é Jesus!! Aleluia! Era alegria demais, muita presença de Deus, que Pedro explicou à multidão ser a embriagues do espírito, envolvido pela presença do Senhor.
Estamos na semana em que lembramos o sacrifício e ressureição de Jesus. Ontem nos lembramos que Ele morreu na cruz. Hoje, que Ele foi sepultado. Estamos reunidos aqui, porém, porque sabemos e comemoramos que Ele ressuscitou! Ele está vivo, o tumulo está vazio! É possível experimentar o novo por meio dEle! Mas, para isso, é necessário viver com a presença dEle. Clame por sua presença, peça a Ele que te transforme em odre novo, pois somente assim você vai receber o vinho novo.
Ps.: Quem quiser assistir essa pregação, via youtube, é só clicar aqui!

1 comentários:

Lucinalva disse...

Bom dia Tarcinha
Que linda ministração. "O povo de Deus não é chamado para excluir e condenar, mas para ministrar a cura, a esperança e graça de Deus". Que o Senhor nos ajude sempre na caminhada cristã. Fica com o bondoso Deus. Bjs