segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Por quê?

Oi gente, boa noite! 
Vou postar rapidinho antes de dormi. Tem dias que não apareço por aqui. Saudades daqui, saudade de vocês... Confesso que andei sumida dos blogs, mas prometo que aos poucos estarei retornando as visitas.


Hoje pela manhã eu terminei de ler o livro de Jó e algo me chamou atenção. Nos treze primeiros capítulos de Jó, a pergunta "Por quê?" é feita repetidamente, mas não é respondida. E várias vezes nós questionamos a Deus, exigindo uma explicação ou até mesmo uma justificativa. Essa noite eu me peguei questionando Deus, "Porque isso Senhor?, Porque não foi assim, assado", e várias perguntas vinheram a minha mente e meu coração ia meio que se angustiando sem entender esses "por quê(s)?". Mas a verdade é que nosso entendimento é tão pequeno diante da imensidão do poder de Deus. Mesmo que Jó tivesse sido capaz de entender as respostas de Deus, ele teria conhecido apenas "as orlas dos seus caminhos" (Jó 26:14). Por isso que diante do sofrimento a pergunta "por que" é inapropriada.
Melhor é pergunta "Pra que?". Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e daqueles que foram chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28). Então existe um "pra que" que só Ele sabe, o nosso dever é descansar Nele. Quando esse "pra que" é Deus, o incômodo "por quê?" perde sua importância. 
A Bíblia fala que Jó era um homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal (Jó 1:1). Porém o Senhor permitiu que Ele passasse por provações. "Aquele que só aceita o que é bom das mãos de Deus corre o risco de rejeitá-lo completamente quando as coisas não acontecem como deseja." Jó reconheceu a Deus em suas provações e, apesar de estar confuso e praticamente entristecido, apegou-se a Deus fortemente (Jó 13:15).

Que mesmo em meio aos questinamentos ou desespero da vida, o nosso olhar esteja em Cristo. Que assim como Jó, possamos proferir uma profunda declaração de fé (Jó 19:25-27).

Digo a vocês que termino essa postagem bem mais aliviada, na certeza que Deus é soberano. Portanto meu futuro pertence a Ele, não tem porque se angustiar. Deus tem cuidado de mim em todo tempo, sou grata por isso. 

Vou ficar por aqui...
Beijos e uma semana abençoada para todos!

13 comentários:

Lúcia Soares disse...

olá taci a paz, linda reflexão, realmente Deus está no controle de tudo. tenha um dia maravilhoso na presença de Deus. bjssssss

Celina Silva Pereira disse...

Tarci,
você expressa uma grande verdade. Geralmente só depois de muito tempo temos ideia do para quê, do objetivo de alguma provação, de alguma experiência em nossa vida. Mas Deus sempre sabe.
Bom novo semestre.
Celina

Lúcia disse...

Eu estava muito angustiada, a poucos minutos atrás estava questionando exatamente isso.Essa mensagem tirou a angústia do meu coração.Estou mais calma.
Obrigada,mim ajudou muito!
bjos

ronildo andre disse...

Bem, quado educamos nosso filhos a regra é cumprir o que prometemos se determinamos que ele deve ficar uma semana sem computador assim deverá ser, caso contrario sua autoridade será questionada e nada que você disser terá tal peso,assim é com Deus antes que Adão e Eva desobedecessem a Deus Ele deixou claro as consequencias,que inflizmente temos hoje que enfrentar,nunca culpe Deus pelas tragedias que assola a humanidade Deus criou o mundo pra ser perfeito.a escolha foi do homem,mais vai passar,quado depar com alguem infermo ou em situação critica com a morte nunca aplique o termo Deus quis ou você vai melhorar se Deus quiser porque ele sempre quer mas a hora certa vai chegar simplismebte creia,porque o mundo que somos obrigados a viver não foi o criado por Ele.

Gisele Vargas disse...

Tarci que bom este entendimento!
Também aprendi a trocar o "por que" por "para que".Deus sempre tem um propósito para as situações que passamos e este propósito é o melhor pra nossas vidas...
Beijos querida,boa semana!

Suelen disse...

Olá Tarciana, a graça e a paz!! Gostei muito desta palavra. Muito boa mesmo e nos faz refletir sobre nossa condição de filhos diante do grande DEUS!!!
Deus abençoe vc tbm.

ESTENIA LUCIA disse...

ola Tarci tbm estou passando por uma provaçao tremenda, mas creio ki DEUS tbm tem um proposito em minha vida.Estou em busca da minha restauraçao, da cura interior.Tudo ki vc disse e muito ajudador obrigada.JESUS TI AMA MUITO.

Lourdes Lima disse...

Deus coloca as pessoas certas, nas horas certas e com as respostas certas. Obrigada, por transmitir o o que estava precisando. Fique com Deus.

Anônimo disse...

Olá querida, os porquês das coisas nos acompanha, as vezes nós somos levados a não aceitar os erros cometidos e os caminhos percorridos, ficamos sem entender o propósito de Deus para nossas vidas, basta compreender-mos que nosso destino estar em suas mãos, que Deus continue te abençoando e atodos que leram sua reflexão, fiquem na paz de Cristo Jesus que estar no controle de nossa vida.

José Carlos Tôca

Cida Kuntze disse...

Tarci minha linda, que bela meditação você fez!
Deus sabe do todas as coisas e de todos os "porquês" na nossa vida. Que possamos seguir em frente e compreender que Ele fará o melhor por nós na hora certa.

Beijinhos...saudades sempre!!!

Anônimo disse...

Olá Tarciana

Parabens pelo Blog.
Estou lendo o livro de Jó e muitas vezes eu volto no mesmo capítulo buscando entender... Sua observação entre PQ e PRA Q, vão fazer a diferença na minha leitura e na minha maneira de procurar respostas. Vc tem toda razão: Quando o "pra que" é Deus, o incômodo "por quê?" perde sua importância.
Deus te abençoe sempre.

Adriana (Teens Gospels) disse...

Oii Tarcii,
Muito legal essa post. Sabe Jó é um exemplo de vida, e o mais interessante é que ele pergunta tanto o Porque' e Deus fica calado, porém quando Jó para de perguntar e se preocupa com seus amigos e ora, é que Deus responde com Infinitas bençãos, ou seja de vez perguntarmos devemos orar uns pelos outros e assim Deus fará conforme a sua vontade em nossas vidas *-*
Bjs Prirmaa

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá Tarci,

Eu aprecio demais o livro de Jó. Como aprendo cada vez que o leio. Liçoes eternas.

Deus sempre está falando.
Deus sempre está trabalhando.

Gostei mto do texto.

beijos
Suely