quarta-feira, 28 de julho de 2010

O valor dos amigos

João Crisóstomo (347-407) era um dos maiores pregadores da igreja primitiva. Ele recebeu o nome de Crisóstomo, que significa "que tem lábios de ouro" por causa dos seus sermões eloquentes.
Esta é uma das suas brilhantes citações sobre o valor dos amigos: "Assim é a amizade, através dela amamos lugares e estações; pois assim como... as flores deixam cair as suas folhas suaves no solo ao seu redor, assim os amigos concedem favor até mesmo aos lugares onde vivem. Com amigos até mesmo a pobreza é prazerosa. Seria melhor para nós que o sol fosse extinto do que se ficássemos sem amigos."
A história de Davi e Jônatas ilustra o valor da amizade. Apesar de Davi ser perseguido pelo isano rei Saul, ele tirava forças da sua amizade com o filho de Saul. "[...] Jônatas o amava [Davi] com todo o amor da sua alma" (1 Samuel 20:17). O relacionamento deles era caracterizado pela confiança, compreensão e encorajamento. Como teria sido difícil para Davi suportar esta perseguição injusta sem o apoio de uma amizade alicerçada no Senhor (1 Samuel 20:42).
A antiga voz de Crisóstomo e o testemunho de Davi e Jônata nos lembram que precisamos nutrir as amizades que Deus nos deu.

"Um amigo é a primeira pessoa que apaerce quando o mundo inteiro desaparece."

"Jônatas o amava [Davi] com todo o amor da sua alma." (1 Samuel 20:17)
(Leitura: 1 Samuel 20:12-17)   

Fonte: Nosso Andar Diário                    

5 comentários:

Lucinalva disse...

Oi Tarcinha, linda reflexão sobre o amigo, realmente quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro. Continue firme com as suas amizades, tem uma frase que diz: "amizades feitas com fibras do coração, não morrem jamais". Bjs
Lucinalva

Cida Kuntze disse...

Oi Tarci!
Que linda essa meditação. Eu também gosto muito de preservar as minhas amizades, mesmo que estou distante de muitas delas, sempre lembro em oração e dou um alô quando posso.
Querida, um beijo e fica na paz!

Butterfly Blog disse...

Oi amiga!!
Muito lindo esse post.
Por isso que amo sua amizade, "tesouro de raro valor".
Bjssssssss

Cida Kuntze disse...

Tarci, olha que pensamento bonito:

"Amigos são aqueles que desafiaram a genética para fazerem parte da nossa família".
Professor Moema

Um beijo.

Celina Silva Pereira disse...

Tarci, prazer em conhecê-la e também por frequentar as páginas do Viver. Passo a ser também sua amiga.