quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Ezequiel - Deus Fortelece

Esse semestre no seminário uma das matérias que estou estudando é "Livros Proféticos", eu amo! E sinceramente me seguro para não chorar nas aulas. Que aula maravilhosa! A presença de Deus é notória. Ele sempre usa a vida do meu professor pra falar algo ao meu coração, pra edificar, pra ensinar e porque não confrontar também? Sou bastante confrontada. Aquelas aulas chacoalha tudo aqui dentro de mim. Quando olho para as escrituras vejo quão ricos e preciosos são os ensinamentos contidos ali e quando olho para mim, vejo quão miserável sou, carente da graça e misericórdia de Deus.
Estamos estudando os profetas maiores e menores. O professor dividiu a turma em dois grupos e nos deu a tarefa de escolher um profeta maior e menor para expormos em sala de aula. Minha equipe escolheu Ezequiel e Amós. Hoje vou compartilhar um pouco sobre Ezequiel. 

O profeta Ezequiel nasceu em uma família de sacerdotes, foi convocado a função profética aos 30 anos, durante o quinto ano do exílio de Joaquim. Ezequiel profetizou entre os exilados durante pelo menos 22 anos, ele foi casado, porém, sua esposa morreu pouco antes da queda de Jerusalém em 586 a.C. (Ez 24:15-18). Sua mensagem foi seguido de muitos atos simbólicos, ele usou uma variedade de formas literárias, uma linguagem bem chocante para descrever os pecados do povo.
A mensagem do profeta tinha dois propósito: juízo e esperança. Ezequiel pregou acerca do juízo futuro, devido o pecado do povo, depois falou sobre esperança, que engloba a restauração para o povo de Deus. Ezequiel profetizou durante uma época bastante desassossegada. O povo tinha tornado à idolatria e a ilegalidade. Deus é santo, ele não admitiria o pecado de Israel. O pecado era uma ofensa à santidade de Deus e o povo tinha se tornado insubmisso, a idolatria da nação já não podia ser desprezada. O exílio iria gerar um povo pronto para viver em obediência a um Deus santo.
Gostaria de destacar na relação do profeta com Deus e que tocou meu coração profundamente, foi a intensidade do compromisso do profeta Ezequiel com Deus e o seu povo. Segundo Eichroft: "Ezequiel se tornou um símbolo profético de seu povo até mesmo na vida corpórea, à medida que era submerso em sua agonia, subjugado pelo poder destrutivo da ira divina que ele próprio proclamava, antecipando o castigo de seus compatriotas, suportando condescendente a culpa deles". Se observamos na Bíblia existem vários personagens que assim como Ezequiel passaram por momentos difíceis, sofreram por causa da rebeldia do povo, contudo, não desistiram, visto que o foco era glorificar a Deus. Quando olho pra vida de homens de Deus como Ezequiel eu penso: "Porque tenho que desistir, se eles passaram por coisas piores? O que importa é que as palavras proferidas por Deus sejam executadas, mesmo que possamos passar por dificuldades, Deus é Soberano e rege tudo e todos, nada foge do controle de Suas mãos.
Essa postagem sobre Ezequiel é bem resumida, teria muito mais para escrever, mas incentivo a todos a lerem e se aprofundar no livro de Ezequiel.

Ps: Postagem baseada no livro abaixo:
Esse é o livro que estamos usando na aula de Livros Proféticos.
(SUPER INDICO)

4 comentários:

Dhavid disse...

Muito bom. É importante estudarmos os profetas, homens de Deus nos deixaram grandes lições através de seus testemunhos.

Ana Cristina disse...

Muito bom! Sugiro para a próxima postagem o livro de Amós :)

Cida Kuntze disse...

Oi minha linda!
Gosto muito também de estudar a Palavra de Deus.
Através do livro de Ezequiel aprendemos muitas lições.
Gostei da sua postagem.... continua escrevendo sempre!
Beijos.

Lucinalva disse...

Oi Tarcinha
Aprendemos muito estudando a Palavra de Deus. O Senhor é Maravilhoso. Bjs querida.