quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Infância: Uma terra produtiva [Parte 2]

Passos para a correção:

- Agir com rapidez;
- Tratar individualmente com o transgressor;
- Estabelecer responsabilidade pessoal;
- Relacionar as ações ao valor do caráter;
- Apelar à consciência;
- Procurar o arrependimento;
- Restaurar o relacionamento com o perdão;
- Avaliação pessoal do líder na correção.

A base da personalidade é formada logo nos primeiros anos de vida. Assim como a criança está aberta para conhecer a Jesus, ela também está para o mal. As crianças sempre foram alvos do diabo, pois ele sabe a importância de investir nesta fase da vida do ser humano. Em todo o tempo foi assim, vale lembrar da época de Noé, quando a violência prevalecia, ou de Ló, quando a imoralidade era terrível. Temos a impressão que nossas crianças estão precoces, que a inocência está acabando mais cedo. O inimigo tem usado a mídia como forte aliado para destruir a infância. Sabemos que nunca será fácil, as pressões sempre serão grandes, mas “maior é o que está em vós, do que aquele que está no mundo” (I João 4.4)

Diante disso e muito mais, entendemos que o evangelismo deveria ser prioridade nas igrejas. Todos precisam de Cristo, começando pelas crianças. Jesus ordenou:

“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15)

Quem deve evangelizar as crianças?

A responsabilidade é de todos nós cristãos. De alguma forma, todos têm contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar e ser exemplo. A igreja tem uma responsabilidade especial, investir no ministério infantil.

Porque devemos evangelizá-las?

Devemos evangelizar as crianças porque o futuro da igreja e do país está nas mãos delas.

“Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. (Charles Spurgeon)

Como evangelizá-las?

O fundamento é a Bíblia.

“As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem; o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria, à medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo.” (Charles Spurgeon).


(Raquel Almeida)


P.S.: Raquel Almeida ministrou sobre esse tema "Infância: Uma terra produtiva" no Congresso para líderes de crianças na Igreja Missão Betesda - São Gonçalo (RJ) e na Igreja Metodista em Diadema (SP).

4 comentários:

Lucinalva disse...

Oi Tarci
Vou convidar Raquel para ministrar na minha igreja, ela é ferinha. AMEI a frase: para evangelizar criança não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar e ser exemplo. Amo as minhas crianças da igreja e ensiná-las é um prazer. Bjs

Gisele Vargas disse...

Muito bom postar sobre este tema pois as crianças estão sendo "bombardeadas" pelos conceitos do mundo e nós precisamos agir em meio a tudo isso.Não sei se te falei Tarci, mas trabalho na Educação Infantil e comprovo isso cada dia...
Quanto ao meu CD, será lançado em Março,só falta confirmar o dia.Quem sabe vens aqui pro Sul,participa do lançamento e já damos um pulinho em Gramado...minha família te acolherá com muito carinho!
Beijos querida!

Cida Kuntze disse...

Tarci, que ministração maravilhosa querida.
Eu também dou muito valor ao evangelismo infantil, pois me converti ainda criança. Eu sei o quanto as crianças são um terreno fértil e satanás sabendo disso também as tem bombardeado. A Igreja precisa dar e muito valor aos pequeninos, pois eles são os futuros missionários.
Beijinhos

Butterfly Blog disse...

Amiga!
Que bom que você está compartilhando este texto no blog. Eu trabalho com as crianças na igreja e este post está sendo muito bom pra mim. Bjsssssssss