quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Controle sua língua

"Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina."
(Provérbios 12:18)

A maioria de nós está bem familiarizada com a fofoca, já ouvimos, espalhamos e fomos vítimas dela. Os boatos têm uma característica perigosa, as pessoas não se sentem responsáveis pelo que transmitem como boato, e atribuir responsabilidades e prejuízos torna-se muito mais difícil. A fofoca percorre uma escala que vai de conversar de natureza íntima, pessoal e sensacionalista e afirmações que difamam e estragam a reputação ou a felicidade de alguém. Nossas conversas, geralmente, estão povoadas de críticas. O Senhor lista os fofoqueiros ao lado dos inimigos de Deus, dos desleais, dos insolentes e dos homicidas (Rm 1:28-32). A Bíblia é clara quanto ao prejuízos (Pv 11.13; 16.28; 18.6-8; 26.20) e conseqüências da fofoca e da maledicência (Sl 101.5; Pv 8.13; 17.9; Mt 12.36-37; 1Tm 5.13).
Espalhar mentiras e também sair contando fatos verdadeiros parcial ou inteiramente pode também atrair a ira de Deus. Comentar algo a respeito de alguém que não ajude nem edifique pode ser considerado fofoca. Deus tem a fórmula adequada para lidar com o indivíduo que se encontra no pecado (Mt 18.15). Devemos abordar a pessoa em questão, e ninguém mais, para dar início ao paciente processo de sua restauração diante de Deus, caso estejamos preocupados com sua felicidade eterna (Gl 6.1). Dar ouvidos a boatos é tão ruim quando espalhar palavras perversas (1Sm 24.9; Pv 17.4). A marca de maturidade espiritual é saber controlar a própria língua (Tg 1.26). A fofoca e a maledicência são armas de Satanás.
Na explanação de Paulo sobre o estilo de vida santo que as mulheres espiritualmente amadurecidas devem ter para ensinar as mais jovens, ele inclui uma advertência a respeito da maledicência, além de uma admoestação para que não acusem os outros e não sejam caluniadoras nos relacionamentos. Nada é tão cortante como uma espada afiada do que a mágoa causada por palavras dolorosas. A fofoca não é, jamais, um ato de bondade; ela diminui a pessoa sobre qual se fala; ela degrada o cristão que a pratica; ela serve de tentação e de armadilha para o ouvinte que participa desse tipo de maldade.

Fonte: Bíblia

14 comentários:

Lucinalva disse...

Oi Tarcinha
Muito interessante essa reflexão. Quando alguém nos magoar, devemos recorrer a própria pessoa e dizer o motivo que nos levou a mágoa, para que o perdão flua naturalmente. Aprendi com as crianças a ter uma vida de transparência e isso tem feito muito bem. FICA COM DEUS

Deus em Mim disse...

Infelizmente no mundo em que vivemos hoje o que mais se tem visto é a mentira e a fofoca,as pessoas gastam mais tempo falando uns das vida dos outro do que levando a palavra de Deus!Se gastássemos tanta energia falando e transmitindo as Boas Novas a pessoas que realmente precisam isso sim seria util,mas infelizmente essa não tem sido a realidade vivida,por isso devemos ficar atentos ao que falamos pois com o poder da nossa boca nós podemos tanto abençoar quanto amaldiçoar!

Anônimo disse...

É uma verdade Tarci, hoje em dia temos tido conversas "povoadas de críticas " como você mesmo disse. E é importante também saber que ouvir é uma contribuição para tais conversas, bom mesmo é nos distanciarmos dessas situações.

Fiquei feliz ao ver que você se identificou com aquela situação que eu tinha passado.

Deus te abençõe
Abração!

Cida Kuntze disse...

Oi Amiga!

Ótimo post. Temos visto amizades e relacionamentos serem destruídos por fofocas. Existem pessoas que não cuidam no que falam, mas existem outras que falam das pessoas por gostar disso.
Que nossa língua possa ser instrumento para abençoar e nunca para falar mal de alguém.

Beijos.

Butterfly Blog disse...

Tarci
Que Deus te abençoe a cada dia mais e mais!
Seus posts são benção em minha vida!
Bjssssssssss

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá Tarci,
Boa noite amiga!

Esta semana foi bem corrido, muitas coisas para fazer (trabalho), mas enfim, estou aqui p/ deixar meu comentário.
Que bela explanação. Gostei tb da imagem.
As fofocas podem contaminar relacionamentos entre famílias, amigos, trabalho..etc.

É necessário parar e pensar e muitas vezes orar antes de falar.

Amei seu post.

beijos
Suely

Wendel Bernardes disse...

Oi Tarci,
sua postagem fala dalgo muito comum nos dias de hoje em todos os ramos da sociedade.

Creio que a fofoca, a maledicência, a murmuração têm uma origem no mal 'original' do homem ( ô retundância assassina!).
O pecado adâmico.

Tanto é real essa afirmação que Caim, filho de Adão, amnifestou exatamante esse mesmo sentimento de INVEJA em relação ao seu próprio irmão...

A inveja mata, e é verdade. Abel, o justo adorador foi assassinado pelo invejoso Caim, mesmo a despeito dos conselhos de Deus.

Essa vertente a Igreja precisa 'matar', negando o pecado original (independência) de sua vida!

Queria tomar a liberdade de indicar um boa postagem que fala exatamante sobre esse tema lá no blog:
http://wendelbernardes.blogspot.com/2010/05/sindrome-de-caim.html

Sua matéria é muito rica Tarci,
parabéns!

Brigado pelos seus comentários lá no blog, ok?

Celina Silva Pereira disse...

Comento com um verso bíblico, Tarci:
"Como maçãs de ouro em salvas de prata assim é a palavra dita a seu tempo." (Provérbios)

Celina

Anônimo disse...

Olá,

Adorei a reflexão.
Que Deus continue te abençoando, vi o seu blog na lista de blogs da minha amiga Suely.
Shalom
Shirley

Gisele Vargas disse...

Tarci que legal esta abordagem,é um assunto fortíssimo.Esta semana mesmo surgiu um climão no meu trabalho por fofoca...ainda bem que na sabedoria de Deus a gente esclarece tudo.
Beijão linda e bom findi!

Raquel Consoli disse...

Olá TArci!
Ótima reflexão!!!
Meu Deus! Como precisamos aprender a controlar
nossa língua!!!
Bjao!!!

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá minha amiga!!
Obrigada por sempre estar por "perto".
Seus comentários sempre me edificam e alegram meu coração.
Te quem te admira!!!
Em Jesus
beijos
Suely

Sonhos De Deus disse...

PAZ BENÇÃO TEMOS UMA AMIGA EM COMUM A SU,VISITEI TEU BLOG GOSTEI MUITO JA ESTOU TE SEGUINDO TE CONVIDO ME VISITAR SE GOSTAR FICA AVONTADE PARA SEGUIR E SE FOR DA VONTADE DE DEUS QUE POSSAMOS SER GRANDES AMIGAS,O ENDEREÇO Éhttp://SNSDEUS.BLOGSPOT.COM/
PSTA UM RECADINHO VAI SER DE GRANDE BENÇÃO,UMA SEMANA COM TODA SORTE DE BENÇÃO FICA COM NOSSO PAPAI!!!

pam disse...

Qe legal a ft amg, a mão saindo dentro da boca kkkk