sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vida Frutífera

Como podemos nos tornar espiritualmente saudáveis? Jesus nos diz: 

"Eu sou a videira verdadeira, e meu pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." (João 15:1-5)

Na época de Cristo, todo mundo sabia o que era necessário para produzir a melhor colheita de uvas. As pessoas viviam cercadas de vinhedos, de modo que a audiência original de Jesus sabia exatamente o que ele estava descrevendo. Mas talvez não entendemos isso muito bem. Por isso, vamos examinar o texto com maior profundidade.
Primeiramente, Jesus diz: "Eu sou a videira verdadeira". Numa vinha, a videira é a fonte de energia, a parte que fornece nutrientes e produz as uvas. Depois da videira, Jesus descreveu os ramos, ou seja, nós. Se estiver conectado à videira verdadeira, você é um ramo. Por mais que a ideia não pareça de nosso agrado, os ramos não conseguem produzir frutos sozinhos. Fomos criados para estar conectados a uma fonte de energia maior. Os ramos dão frutos, mas sem a videira não podem produzi-los. Perceba o que Jesus diz aos ramos: "Permaneçam em mim". Permanecer significa simplesmente estar conectado. Se eu desejo é ter saúde espiritual, então você precisa estar conectado a Cristo, a videira. Esse é nosso dever. É tudo o que precisamos fazer! Se você quer reduzir o estresse, tanto nesse mês quanto daqui para frente, entenda que seu papel na vida é estar conectado à videira.
Às vezes, esqueço meu papel e tento ser a videira. Invento um plano, um cronograma, uma lista de objetivos e faço um planejamento. Então, tento realizar meu projeto e fazer com que tudo aconteça de acordo com o cronograma que estabeleci. No fim das contas, fico tão estressada que perco toda a minha energia. Fico frustrada, exausta e sem nada para mostrar como resultado de meus esforços. Esqueço que, por si só, o ramo não pode produzir vida; ele só pode extrair vida da videira. Por mais estranho que isso possa parecer, não depende de você produzir resultados. Você não é responsável por produzir frutos; Jesus é. Você não precisa suar, esforçar-se, trabalhar cada vez mais ou disciplinar-se para ser mais espiritual por meio da simples força de vontade. Quando você se der conta dessa verdade, ela lhe trará liberdade incrível!   

Fonte: Livro, Um mês para viver!

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse texto é muito interessante, é de ler 2 ou três vezes.. Parabéns pro sua competencia ao escrever e pela sua comunhão com Deus, que é quem lhe dá a inteligência para tal. Um grande Beijo! Saudades Tarci.

Juliana Campelo.

Anônimo disse...

Faça tudo para gloria de DEUS as outras coisa lhes serão acrescentado. Continue firme no SENHOR e sempre faça para ele, e vamos fazer como ele nos ensinou ELE, TU, EU e não como a cultura social EU,TU,ELE.Fique com DEUS e que as benção sempre esteja com vcs.

Lucinalva disse...

Olá Tarci

Linda mensagem, precisamos estar conectados a Cristo o tempo todo. Bjs amada.

maria tce disse...

é maravilhoso viver conectado a JESUS, as pessoas teimam em achar que são suficientes sózinhas...é pura ilusão...abraços.

Lúcia Soares disse...

Oi Taci
linda mensagem, um belo dia bjs

Cida Kuntze disse...

Enfim passei aqui né amiga? rsrs.
Texto maravilhoso.
Que possamos ser instrumentos e ter uma vida frutífera, deixando que o Senhor nos use.
Se obedecermos, daremos frutos.
Beijos e uma feliz semana.