sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Lições do exílio

Bom dia!!! Hoje eu acordei com uma vontade imensa de escrever nesse cantinho. Talvez porque meus dias são corridos e quase não tenho parado aqui, mas aproveitando a folguinha desse feriado, estava folheando meu caderno de anotações e encontrei uma mensagem que o Asaph Borba ministrou no Congresso Fazei Discípulos aqui em Recife, compartilharei com vocês. Essa ministração fortificou meu coração nessa manhã.

"Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições. Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados. Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente." (Hebreus 10:32-34) 

Tudo isso aconteceu com os irmãos naquela época, e aqui o escritor de Hebreus começa a dizer o que eles tinham que fazer. Primeiramente quando começamos a passar por lutas e tribulações nós devemos nos lembrar (lembrai-vós). Lembrar de tudo que Deus já fez, no meio do sofrimento é bom a gente sentar com alguém pra lembrar das bençãos. As vezes não conseguimos nos lembrar, é tanto turbilhão. Tem horas que em nossa vida não tem nada acontecendo, é só luta, só tribulação, que é só lágrima, perseguição, desemprego, desânimo e o Senhor nos diz: "Mas, não te esqueça do que Eu já fiz". Temos que estar sempre lembrando do que Deus fez. No versículo 35 de Hebreus continua... "Não abandoneis portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão"Uma das coisas que satanás quer roubar no meio das lutas é nossa confiança em Deus, a fé, roubar de nosso coração a certeza que Deus está no controle. No meio das lutas e das tribulações não perca sua confiança, creia que é Deus que está permitindo. Tudo que nos acontece é permissão Dele, Ele está no controle. Tudo está debaixo do governo Dele. Todas as coisas boas e até mesmo as derrotas estão debaixo do controle de Deus, com isso, não é Deus que promove todas elas, as vezes somos nos mesmos que provocamos algumas bobeira em nossa vida, é o nosso eu, a nossa maneira de ser, são as nossas falhas, são as coisas que nós semeamos pela vida que acabam trazendo lutas e tribulações. Pra Deus não importa o porque aquilo acontece, mas se vamos confiar Nele, porque Deus vai trazer a vitória, Deus vai trazer o livramento, Deus vai trazer a solução. Não podemos nos desesperar. Creia no milagre todos os dias. O mesmo Deus que permitiu, é o mesmo Deus que pode fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos, pelo seu poder que opera em nós. 
"Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto" (Jeremias 29:5). Tudo isso é o presente, quando entramos em lutas e tribulações é fácil a gente começar a viver do passado: "Ah! Como era bom antes, essa época não está boa". Não vamos nos prender no passado, tem algo no presente pra construir, para edificar. O que define a vida, é o que nós fazemos hoje! O que vai definir sua vida, é se você vai nessa hora da sua vida, vai fazer o que Deus quer que você faça. Deus quer que façamos de nosso presente um lugar de semeadura, não importa em que exílio estamos, se no meio de lutas, Ele quer transformar tudo. Deus quer nos fazer crescer. No meio do exílio se confia, Deus trás flores. "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente". (2 Coríntios 4:17) Isso fala da presença de Deus, isso fala da riqueza de Deus na nossa vida, da glória do Senhor no meio da tribulação. Tem glória, fruto, flores e pomares que só surgem no meio do exílio, Deus deixa elas só para essa época, porque é ali que se produz perseverança e dependência de Deus. Perseverança caminhar junto com dependência. E são épocas assim que dependemos do Senhor inteiramente em nossa vida. Tenha sempre em mente que sua atitude vai influenciar radicalmente a geração futura. O que nos fazemos, a maneira como agimos nessa hora de exílio vai influência totalmente as pessoas que estão ao nosso redor. Deus está permitindo a tribulação para a glória Dele, para que Ele seja glorificado. É difícil pra quem está no olho do furação, mas estou dizendo: "vai ser pra glória de Deus, para que Ele seja glorificado em tua vida, na tua casa, na tua família e no meio da igreja". Foi nesse contexto, foi por causa dessa mudança de atitude, de pais que construirão casas, plantaram pomares lá no exílio, que nasceu um Daniel. Daniel nasceu lá no exílio, filho de exilado, colocado numa terra de exilado junto com seus pais, talvez tenha perguntado: "Papai, o que é isso? Onde está Jerusalém?" Mas, um dia talvez ele tenha visto seu pai construindo uma casa, plantando um jardim. E ali Daniel cresceu, no meio do exílio, mas por certo na casa de pais que edificaram, plantaram pomares e deram frutos para seus filhos comer. Edificaram no seus filhos não uma revolta, mas um coração que ora.   
O exílio é lugar de oração, comunhão com Deus. Deus pode mudar tudo rápido, mas Deus quer o processo. Não se prenda a coisas inconsistente, é nessas horas muitas vezes que nós desestabilizamos nossa vida espiritual. Na hora da luta queremos solução rápida, mas Deus não está interessado no milagre imediato, Ele está interessado no processo. 
Creia nas promessas, pois... "Eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais". (Jeremias 29:11)
O Senhor já está pensando, não te preocupas. Ele é que sabe o pensamento que tens ao nosso respeito, Ele sabe como tratar cada um de nós. Ele nos leva pro exílio para tratar com áreas de nossas vidas que nada mais trataria. 
"Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." (Jeremias 29:12-13) O exílio é um bom lugar para aprender a buscar a Deus de todo o coração. Confie naquilo que Deus pensa a seu respeito, Ele tem o pensamento certo. Creia que você vai orar e Ele te ouvirá, creia que vai buscar ao Senhor e vai acha-Lo, Farei mudar a vossa sorte, diz o Senhor!

7 comentários:

CEU disse...

Ahhhh gente, mas como tá lindo esse Blog hehehe
Amei deste o plano de fundo ate o conteúdo.
Parabens florzinha!
Que o Pai continue te usando e te fazendo um porta-voz do Seu coração e do Seu Reino.

Beijo

Shabatt Shalom

Celina Pereira disse...

Boa tarde, Tarci.
Com certeza, mesmo no exílio temos de dar graças pelo que Deus tem feito por nós.
Daniel não cessava de orar, por certo também agradecendo a Deus.
Tarci, se desejar, veja a promoção de aniversário do blog Viver e concorra a um prêmio!
Boa semana para você.
Celina

Cida Kuntze disse...

Que benção de postagem Tarci!
Devemos sempre nos lembrar de tudo o que o Senhor já fez em nossa vida e saber que mais coisas Ele ainda fará.
Precisamos depositar a nossa confiança nEle, sempre!
Mesmo que surjam situações adversas, não podemos desanimar.
Beijos querida.

Pr..Abimael Lages disse...

"lembrar de tudo o que Deus já fez" isto é formidável. Porque no momento do exílio, o Diabo quer nos fazer esquecer quem Deus é, e o que ele fez. Deus continue a te usar com textos maravilhosos como este. xr

J Carlos disse...

mUITO BOM , BOA POSTAGEM DEUS TE USOU , MUITO BENÇÃO, POSSO COMPARTILHAR NO MEU FACE UM TRECHINHO DAMENSAGEM ? COLOCAREI SEU LINK OK
DEUS ABENÇOE

Anônimo disse...

BOA É ESSA PALAVRA QUE APESAR DAS LUTAS DO DIA A DIA NUNCA DEVEMOS NOS ESQUECER DE QUE JESUS ESTÁ SEMPRE DO NOSSO LADO NOS DANDO FORÇAS PARA PROSSEGUIRMOS EM NOSSA CAMINHADA, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO POIS GRANDE É O SEU GALARDÃO!

Jaqueline Balbys disse...

Querida Amiga... acho que vc escreveu isso pensando em mim ne, rsrsrs. Sei que tenho enfrentado grandes lutas, mas tambem sei que o meu General de Guerra esta na frente de batalha pronto a me ajudar e defender.
Obrigada por ser porta voz do Amor de Deus nesta geracao.
Amooooo muito vc.
Xeroooo!!!!
Jaque