sábado, 21 de julho de 2012

Davi e Jônatas

Gente, boa noite!
Como falei no post anterior, minha próxima postagem seria sobre algo muito bom que o Desperta Jovem me proporcionou esse ano, mas como hoje é um dia especial, dia do amigo (aliás foi ontem, pois já passou de meia noite), darei uma pausa pra postar um texto que Diana Tompson (amiga muito querida) estava compartilhando comigo agora pouco. Aproveito pra agradecer a Deus pela vida de vocês, meus amigos que eu tanto amo. Esse blog tem me dado grandes amigos, amigos que levarei pra sempre em meu coração e isso me alegra bastante, pois verdadeiros amigos são presentes de Deus pra nossa vida. 


“Aqueles que amam e respeitam o Senhor encontrarão o amigo fiel”. Falar de uma experiência vivida de amizade já não é tão difícil como simplesmente escrever sobre a amizade. Os conceitos quase sempre limitam muito esse mistério, portanto, é necessário vivê-lo para ao menos tentar descrevê-lo. As Sagradas Escrituras nos deixaram ricos testemunhos de amizade, pra não falar d’Aquele que viveu a mais profunda e rica experiência de amizade com os homens, Jesus. O Primeiro livro de Samuel, capítulo 18, tem uma das mais belas experiências de amizade das Sagradas Escrituras: Davi e Jônatas.
Diante deste relato bíblico posso afirmar que existe uma vocação à amizade. 
Deus lhe enviará um Jônatas.
Deus responde a crueldade de Saul com a lealdade de Jônatas.
Jônatas poderia ter ficado tão enciumado quanto Saul. Como filho de Saul ele preparava-se para herdar o trono. Como um nobre soldado ele estava lutando contra os filisteus enquanto Davi ainda estava apascentando ovelhas. Jônatas tinha razão para desprezar Davi, mas não desprezava. Ele era generoso. Generoso porque a mão do Mestre tomou o seu coração e o de Davi e fez uma emenda entre eles. 
"Surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo" (I Samuel 18:1). Como se dois corações fossem dois tecidos, Deus os "costura e junta como um fio". De tão entrelaçados que estão, quando um é deslocado, o outro percebe. Quando um é esticado, o outro sabe. No dia em que Davi derrota Golias, Jônatas jura sua lealdade.
"E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo. Jônatas tirou o manto que estava vestindo e o deu a Davi, com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão." (18:3,4).
Jônatas troca as vestes de pastor de Davi por seu próprio manto de púrpura: o manto de um príncipe. Ele dá sua espada de presente para Davi. Ele, efetivamente, coroa o jovem Davi. O herdeiro do trono entrega seu trono.

Oh, como é bom ter um amigo como Jônatas! Um amigo e confidente que o protege, que não procura nada senão o seu bem, que não quer nada senão a sua felicidade. Um aliado que o permite ser quem você é. Você sente-se seguro com essa pessoa. Não é preciso pesar pensamento ou medir palavras. Você sabe que a mão dele separará o joio do trigo, reterá o que é importante e com um sopro de bondade, soprará o restante. Deus deu a Davi este amigo.


Que Deus te dê um "Jônatas".

(Max Lucado)

5 comentários:

Elda Moura disse...

Belíssima mensagem! Que Deus continue te abençoando Tarci.
Abraços!!

Lucinalva disse...

Oi Tarci
Linda mensagem, encontrar amigos sinceros é um presente para o coração. Bjs amada.

Cida Kuntze disse...

Querida amiga, que linda mensagem!
Os amigos na nossa vida fazem toda a diferença.
Conhecer você foi um grande presente de Deus pra minha vida.
Obrigado pela sua amizade.
Te amo muito em Cristo!
Beijos.

Terço dos Homens disse...

Bela mensagem para quem realmente zela um grande amigo

VANUSA disse...

muito linda essa msg,amigos verdadeiros hoje em dia é difícil de encontrar eles foram um exemplo de amizade sincera e sem interesse material algum.