quarta-feira, 30 de junho de 2010

EDUNE

Começou hoje o EDUNE (Encontro de Educação para o Nordeste), vai até a sexta-feira dia 02 de julho. com objetivo discutir a docência nos parâmetros éticos. Estou tendo o privilégio de fazer parte da comissão, e estou amando. Apesar de cansativo, está sendo bastante proveitoso e vale a pena. O encontro teve início essa manhã com uma homenagem pelos 70 anos da FAFIRE, em seguida a Prof ª Alba passou a  palavra para a vice-diretora da FAFIRE irmã Socorro Lopes que fez a abertura, dando as boas vindas aos participantes. Logo após ocorreu a mesa redonda, medida pelo professor Paulino, com o tema: "Docência: Desafios éticos-profissionais." Para discutir o assunto, a participação do Prof. Dr. Sérgio Ramos, da UFPE, e da Profª. Doutorand Kátia Cunha, da FAFIRE. Este momento foi excelente, me acrescentou e me inspirou a continuar nessa profissão e dar o melhor de mim sempre, que dizer ultimamente estou cada vez mais apaixonada pela Educação.
A tarde houve a exibição de pôsteres, que foi um sucesso. O meu tema foi "A dimensão ética da pedagogi empresarial". Buscamos mostrar a importância do pedagogo na empresa, levando em consideração sua função, intervindo e qualificando cada indivíduo. Cadinha (2009, p. 47) afirma que, “O profissional eticamente comprometido com sua formação não fica só reclamando da situação ruim em que se encontra, ele faz a diferença em seu espaço de trabalho.” Sendo assim, cabe ao profissional pedagogo empresarial não apenas ter competências e habilidades, mas ter também vontade, determinação, ter e saber facilitar o relacionamento ético com as pessoas. Poderá ainda oportunizar reflexões e desenvolvimento de atitudes de solidariedade e respeito sócio-ambiental o que também traduz a dimensão ética do seu trabalho.  
Depois foi a hora das comunicações  com os temas: Áreas de Investigação: Ensino e aprendizagem em diferentes linguagens; Ética e Trabalho; Formação e Saberes Docentes; Políticas Curriculares; Educação socioambiental. 
Está sendo maravilhoso, tempo de qualidade e que irá acrescentar muito na minha formação. Amanhã e sexta teremos os minicursos. Aguardem que terá mais post sobre o EDUNE e tem fotos também, assim que Luclécia e Bruna me mandar, né meninas?

Mudando de assunto... Ontem foi a festinha de Thayane na escola, foi ótimo também! Breve um post sobre isso também.

Vou ficar por aqui, até mais!!!
Beijos

0 comentários: