quarta-feira, 10 de abril de 2019

Combatendo a ansiedade

"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e o vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco" (Filipenses 4:6-9).

Hoje estou completando 3 meses de transplante, tenho tanta gratidão por essa oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida, sempre terei meu coração grato por essa dádiva. Esses dias aprendi que um coração grato, gera atitudes práticas de gratidão, por isso, enquanto vida tiver dedicarei ao meu Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Esse período tem me proporcionado experiências com Deus, apesar de mim, das minhas inquietações e de muitas vezes querer ter o controle do meu amanhã, sinto a Poderosa mão do meu Senhor sobre minha vida. Tenho compartilhado com vocês sobre esse período, hoje vou escrever sobre o "espinho na carne" que me assolou nessa chegada do terceiro mês.
Alguns momentos me peguei num dilema pensando no futuro e o que me aguardava após esse período de recuperação com relação algumas áreas da minha vida, principalmente na área profissional. Esses pensamentos me renderam algumas noites de sono, inquieta. Até que parei, refleti e a Bíblia trouxe a minha memória, que eu não tenho o domínio do que está por vir. Acredito que esse dilema não seja só meu, quantos de vocês já se pegaram ansiosos? Muitos passam por isso, e talvez, nós, mulheres, pendemos a ser mais ainda, pois planejamos cada momento de nossas vidas. Eu me pergunto: "Por que geramos tanta expectativas, se temos um Deus que cuida de nós?". Essa passagem de Filipenses que coloquei na introdução me fez refletir e colocar em prática a orientação do Apóstolo Paulo. Destaco três orientação práticas:

1. ORAÇÃO

Ele nos conhece, sabe de tudo que passa em nossas vidas, mas Ele quer que lancemos diante Dele nossas ansiedades, quando oramos os resultados vem. Quando oramos a paz de Cristo monta guarda em nossa mente, para a ansiedade não passar. Devemos levar tudo a Deus em oração, tenho procurado pôr isso em prática, colocando diante de Deus as minhas ansiedades, através da oração.

2. NOSSOS PENSAMENTOS

A Bíblia ensina que podemos controlar nossa mente. Se lhe vier algum pensamento mau, descarte-o imediatamente e comece a meditar na Pessoa de Cristo e na Sua Obra Redentora. Busco pensar também sobre um dos Atributos de Deus (que mais gosto), Sua Soberania. Ah! Como isso fortalece a minha fé. É preciso confiar nessa Soberania mesmo quando as circunstâncias nos aflige. Paulo fala para ocupar nossa mente com a verdade, com o que é honesto, justo, puro, amável... Para termos paz é preciso ocupar a mente com o que edifica. Pense nas coisas do alto, leia a Bíblia, leia bons livros, ore...

3. PRATICAR

Mais uma vez, Paulo se apresenta como um padrão e os incita a praticar o que aprenderam e viram  nele. Colocar em ação os ensinamentos da Palavra de Deus! Se colocarmos esses ensinamentos em prática, teremos a promessa de que o Deus da paz será conosco.

Que possamos tirar o foco de nós mesmo, das nossas vontades e ansiedades. Que nossa mente e coração esteja em Deus, que nosso foco seja Ele. Deus é o escritor de nossa história, logo, tem o melhor para nós, mesmo que não consigamos ver. Ele é um Deus Soberano, Grandioso, Poderoso, Bondoso e que nos conhece, por isso, confie Nele e lance sua ansiedade aos Seus pés. Tenho buscado colocar isso em prática, posso assegurar que tem feito diferença no meu dia a dia. E se a ansiedade teimar e retornar, sei onde me lançar... Se lance Nele também!

5 comentários:

Sônia Soares disse...

Verdade Tarci!! Devemos sempre lançar nossas ansiedades porque Ele sempre cuida de nos!!!

Unknown disse...

Deus te abençoe grandemente tenho aprendido de Deus com vc, Grande mulher escolhida por Deus, mensagem edificante

Sheyla Gomes disse...

Amém, Tarci! Que mensagem maravolhosa. Agradeço a Deus por sua vida, por Deus te usar para nos abençoar. Deus te abençoe qyerque amiga irmã. Deus com certeza fará o melhor pra você. Por que ele está cuidando de tudo pra você. Beijos!

Lucinalva disse...

Bom dia, Tarcinha
Linda reflexão. O segredo da vitória é ocupar a mente com o que edifica, buscar as coisas de Deus faz toda a diferença na vida. Que Deus continue usando sua vida para abençoar as pessoas. Bjs linda.

Cida Kuntze disse...

Querida Tarci!
Louvado seja Deus por essa recuperação tão maravilhosa!
Quanto a ansiedade pelo dia do amanhã, realmente não é fácil, mas graças a Deus que temos aprendido a aquietar o nosso coração e esperar em Deus, pois não adianta ficarmos ansiosos, a situação não muda.
Que o Senhor te encaminhe profissionalmente, para você poder ter tranquilidade nessa área, mas independente do tempo, Ele está cuidando de todas as coisas, no tempo certo tudo vai se ajeitar.
Beijos....te amo muito querida.