sexta-feira, 5 de março de 2010

Como evitar a armadilha da mentira?

"Da mesma maneira que um golfista joga quando a bola está num banco de areia. Os golfistas ensinam que, nesses casos, deve-se bater na bola com o taco na posição aberta. Na vida, é preciso abrir-se e falar a verdade. Não é possível esconder-se; não dá para esconder as coisas debaixo do tapete. Não há como ocultar seus verdadeiros sentimentos. Você fala a verdade, toda a verdade e nada mais que a verdade.
Ao dizer a verdade, é preciso fazê-lo com amor, visando edificar o relacionamento e ajudar a outra pessoa, não destruí-la ou acabar com ela. É bom agir como Simon Cowell, jurado ferino do American Idol - alguém precisa dizer àquelas pessoas que elas não cantam bem! Mas somente se tiver em mente o bem do outro. Deve-se dizer a verdade não para ferir, mas para aumentar seu nível  de confiança e fortalecer o relacionamento.
No fundo, mentimos porque não amamos o suficiente, essa é a verdade. Mentir é o caminho mais fácil, uma conveniência egoísta. É pegar a estrada mais tranquila, o caminho de menor resistência  para chegar ao próprio conforto. Se você se arriscar a amar, então dirá a verdade. Quando mais amar, menos mentirá. Quanto maior for seu amor, maior será sua coragem de dizer a verdade.
Isso também significa ter coragem de admitir a verdade sobre nós mesmos, reconhecer quando falhamos e precisamos pedir perdão. Em relação a nossos próprios erros, em especial, a verdade pode parecer insuportável - poderosa, dolorosa e onerosa, e pensamos: "Se eu pudesse escolher de novo..." ou "E se eu..." ou "Porque eu...". Mas o remorso não nos levará a ser pessoas íntegras a não ser que o transformemos em arrependimento. Precisamos abrir-nos para a verdade em todas as áreas e agir sempre com honestidade." 

(Extraído do Livro Um mês para viver)

3 comentários:

Anônimo disse...

OLA ???? MIM CHAMO JANE E ADORO SUAS POSTAGENS GOSTARIA MUITO DE SABER SEU ORKUT , SEU MSN CASO TENHA E POSSA MIM PASSAR . VENHO SEMPRE LER SUAS POSTAGENS ESPERO QUE NAO SE EMPORTE PELO FATO DE NÃO SERMOS AMIGAS NEM NOS CONHECER-MOS .TENHO UM E-MAIL NA BOL ( LADJANE-CUNHA@BOL.COM.BR ) CASO QUEIRA CONTATO COMIGO POIS EU ADORARIA PELO MENOS VIRAR SUA AMIGA VIRTUAL . EU NAO SOU EVANGELICA , MAS ESTOU APRENDENDO MUITA COISA SOBRE O EVANGELIO E FREQUENTANDO A IGREJA , QUERO DAR UM RUMO NA MINHA VIDA ( O SOFRIMENTO TA MIM APROXIMANDO DE DEUS ) TENHO PROCURADO SEMPRE MIM COMUNICAR COM SERVOS DE DEUS . DESCULPA SE FUI INCOVINIENTE .

pam disse...

Noooooossa amiga falou TUDO nesse texto. Muito fera mesmo

franciele disse...

quero ser sua amiga pra mim contar coisas pra vc. o meu msn e :francielebarroas2009@hotmail.com